segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Entrevista com Jayson Vieira



Por Andréia Martines dos Santos

Formado em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, curso concluído em 2007. É também Roteirista de TV, cinema e rádio, formado pela mesma Universidade em 2006.

Participou ativamente na coordenação de coberturas históricas como a prisão do ditador iraquiano Saddam Hussein e das Olimpíadas de Atenas em 2004. Em 2003, fez parte da equipe do Bandnews TV, canal de notícias do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Atualmente trabalha no Grupo Bandeirantes de Comunicação, na função de Editor da área de Cinema.

Perguntamos ao Jayson algumas questões ligadas à area de comunicação, o papel dos profissionais, seus desafios e quais perspectivas para os alunos de comunicação atualmente.
 
Publi.Q: Como você avalia o papel da comunicação nas organizações atualmente no Brasil?

Jayson:Creio que não somente no Brasil, mas em todo o mundo a comunicação passou a desempenhar um papel de extrema importância dentro das organizações.
O fator comunicação tornou-se imprescindível na vida de qualquer empresa que preza pela confiança e pela credibilidade de sua marca. A imagem de uma organização, de uma empresa , com o passar dos anos, com a modernidade , a tecnologia e a proximidade cada vez maior com o cliente , fez da comunicação uma parte do plano estratégico das mesmas e com isso o desenvolvimento efetivo de atividades de comunicação tornou-se importantíssimo. E não falo somente na antiga relação empresa-imprensa, mas destaco também a relação empresa-colaboradores, ou seja, a comunicação interna que legitima a confiança dos colaboradores na empresa e é um meio de divulgar as políticas, missões e os resultados da empresa.

Publi.Q: Qual a sua opinião em relação a funções na área de comunicação que são desempenhadas por profissionais com diferentes formações acadêmicas?


Jayson: Esta é uma questão um tanto polêmica e que se tornou ainda mais após a decisão da não obrigatoriedade do diploma para os jornalistas. Mas há casos e casos. Apoio totalmente que as funções na área de comunicação sejam desempenhadas por profissionais da área de comunicação, seja ela publicidade, jornalismo ou relações públicas, pois entende-se que este profissional se preparou durante anos somente para desenvolver este trabalho e que, com certeza , estará apto a desempenhar com competência a sua função seja ela em assessoria, comunicação interna, tv, jornal ou rádio. Mas por outro lado há também profissionais de outras áreas que são competentes o suficiente para exercer também as funções da área de comunicação, agregando o conhecimento adquirindo na sua área de formação, o que é de excelente valia para determinadas áreas, organizações. Mas não deve haver uma banalização, estes casos deveriam ser exceções e não regras. Em grandes empresas e grupos de comunicação há profissionais que tem por formação outras áreas não atreladas a comunicação, mas que desempenham excelentemente seu papel na área da comunicação , mas como disse são poucos e em sua maioria , profissionais com o dom nato da comunicação e que já trilhou uma bela estrada na sua área de formação.

Publi.Q: Qual a sua opnião sobre a influência da mídia nas organizações

Jayson: Acredito que a mídia tenha pouca ou uma influência restrita dentro das organizações. Se observamos a relação organização/mídia podemos notar o inverso, as organizações influenciando a mídia e por sua vez a mídia cada vez mais influenciando a vida da sociedade sob a tutela da sua credibilidade e confiabilidade alcançada nas últimas décadas. Nesse processo, a grosso modo, a mídia/ imprensa necessita de informação e a empresa a divulgação de seus conteúdos, logo acredito que a principal influência da mídia nas organizações esteja no feedback ao planejamento comunicação adotado pelas organizações que a partir daí poderá aprimorar ainda mais o seu planejamento estratégico.


Publi.Q: Cite e comente os prós e contras de trabalhar na área de comunicação.

Jayson: Assim como toda área a comunicação também tem seus prós e contras. Muitos profissionais quando questionados sobre isso apontam como "contras" o tempo dedicado x remuneração, ou seja, o velho argumento de que se trabalha muito e se ganha muito pouco. Atualmente a remuneração na área da comunicação não é a ideal e muito menos chama atenção dos jovens que hoje estão escolhendo suas profissões o que só reforça a tese de que quem entra para o ramo da comunicação entra por amor a profissão. Posso citar como um dos prós a questão do estar sempre a frente, sendo os primeiros a obter a notícia e ter o privilégio de transmitir o observado para toda uma sociedade. Isso ainda hoje me encanta. Outro ponto positivo é a flexibilidade para se desempenhar diversas funções em áreas diferentes, o que mesmo com a brutal competitividade torna-se um leque de opções favorável para o profissional.

Publi.Q: O que considera fundamental para o aluno desenvolver ao longo de sua vida acadêmica que agregará valores em sua carreira profissional?

Jayson: Acredito que um bom portfólio realizado durante a vida acadêmica seja o ideal e com certeza de grande valia para o profissional futuro. Se você está começando agora , se ainda está traçando o caminho, aproveite para realizar tudo o que puder na área. Participe dos jornais internos, rádio, tvs e o que considero importantíssimo, não saia da faculdade sem ter ao menos realizado um estágio na área , pois como todos sabem o mercado está cada dia mais competitivo e exigente. Outra coisa importante é ter uma visão empreendedora. Saber analisar e aproveitar as oportunidades, por exemplo, o Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo e a Olimpíada, quem tem uma pequena visão saberá aproveitar desde já essa oportunidade. São inúmeras as opções para conseguir um espaço no mercado nesses eventos seja ele na área jornalismo, assessoria, relações públicas, ou publicidade.

sábado, 28 de novembro de 2009

E-RP (O VII Encontro de Relações Públicas)

   Por Giovana Ferraz da Fonseca

   O Encontro de Relações Públicas será realizado no dia 30 de novembro pelos alunos do segundo semestre da Universidade de São Paulo. Este evento é realizado e planejado anualmente. Tem como coordenador professor doutor Luiz Alberto de Farias.

   Todos os anos o evento traz diferentes temas e novas abordagens sobre as questões ligadas ás relações públicas e a comunicação na atualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento das mesmas. Este ano o evento terá pela primeira vez duas versões: matutina e noturna. A edição matutina tem como tema "Comunicação em Cena: eventos e produção cultural como estratégias empresariais". E á versão noturna destaca a "Comunicação Digital e Relações Públicas".
  
   O evento terá como palestrantes o Prof. Dr. Vinícius Romanini, Jeff Paiva e Carolina Terra os quais irão discorrer sobre as teorias e práticas de mercado que se baseiam na utilização dessas novas mídias digitais e especificamente como as Relações Públicas atuam aliadas à Comunicação Digital, mediadas por Tuca Figueira.

   O VII Encontro de Relações Públicas tem vagas limitas, venda de ingressos será feita nas faculdades parceiras do VIIERP, e as inscrições são feitas via e-mail: viierp.usp@gmail.com.


   Para mais informações acesse:
http://www.eca.usp.br/erp/not/index.html



Fonte: http://www.eca.usp.br/erp/not/index.html

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Estratégias para cultivar relcionamentos.

Por Thamyres Watanabe



Como já citado em posts anteriores, os profissionais de Relações Públicas desempenham uma variedade de funções a serem exercida para as mais diversas organizações, tendo como foco à manutenção do equilíbrio entre estas e seus respectivos públicos. Grande parte do conhecimento dos profissionais de RP está relacionado com o modo de se comunicar com estes públicos para então cultivar bons relacionamentos, que geram credibilidade e relação a longo prazo com seus stakeholders.

Mas nem todas as estratégias para cultivar bons relacionamentos são igualmente eficazes. Afinal, nem todas as estratégias, tecnicas e programas de relações públicas irão produzir relacionamentos de qualidade.

No livro Relações Públicas: Teoria, contexto e relacionamentos os autores nos apresentam um estudo sobre estratégias simétricas e assimétricas que podem ser usadas em programas de comunicação para cultivar relacionamentos com os públicos. Alguns exemplos de estratégias, podem ser encontrados no livro. Tais como:

Acessibilidade, onde os membros de públicos garantem acesso aos profissionais de RP e estes oferecem aos representantes dos públicos acesso semelhante aos processos decisórios organizacionais.

Abertura é outro exemplo de estratégia, e nada mais é do que, ambos, tanto organização quanto públicos, estarem dispostos a ter uma atitude franca um com o outro, expondo seus pensamentos, preocupações, satisfações ou insatisfações e os problemas.

Garantia de legitimidade, rede de relacionamento, divisão de tarefas e estratégias de solução de conflitos integradas, entre outros, são exemplos que podem ser encontrados no livro.

Estratégias para cultivar relacionamentos nos fornecem ideias e objetivos para que possamos elaborar programas de comunicação. Além disso, podem servir como objetivos de processo, sendo possivel mensurar esses objetivos de forma a obter informações relevantes, no curto prazo, de que nossos programas de comunicação estão conduzindo a efeitos desejados de longo prazo.

 
Referência: Relações Públicas: Teoria, contexto e relacionamentos. pg 97-100
James Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fábio França
Editora: Difusão Editora
Publicação: 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sustentabilidade – Empresas Ecologicamente Corretas

Por Silvany Queiroz de Carvalho

Com qual freguencia você tem ouvido essas palavras?

MEIO AMBIENTE; sustentabilidade; RESPONSABILIDADE SOCIAL; ecologicamente correto; EMPRESA SUTENTÁVEL e outras coisas que, mesmo que, frequentemente elas tem sido citadas pela mídia na aréa de comunicação, para muitos, ainda são de difícil assimilação e conceituação.


No blog "Atitudes Sustentáveis" eles citam que a difinição de uma empresa sustentável ainda é um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema, porque muitas vezes as empresas não são transparentes com os clientes. Concluimos que o principal problema é identificar o que vai além do marketing e da propaganda. O que realmente está sendo feito pela empresa “X” em busca da sustentabilidade e quais sinais podem significar que ela está no caminho certo.

O autor Carlos Abreu explica que há quatro pontos relativamente simples que podem determinar se uma empresa sustentável realmente faz jus a esse título ou é apenas obra da propaganda barata e que deve ser execrada: O ponto inicial é acompanhar o noticiário sobre a empresa e perceber se há notícias de problemas financeiros ou dificuldades de caixa que a empresa venha atravessando. Se isso for uma constante em sua história; essa “empresa sustentável” pode ser sustentável só na fachada. Se nada for mencionado a esse respeito; marque o primeiro ponto para ela em seu conceito.

O segundo ponto a se considerar é: Os produtos produzidos ou os serviços prestados por ela são ecologicamente corretos? Mesmo que a empresa sustentável produza elementos que agridam o meio ambiente; é necessário levar em consideração como ela trabalha para minimizar ou eliminar os impactos provenientes de seu processo produtivo. Consulte entidades ecológicas locais e, novamente, observe o noticiário em tono da candidata a empresa sustentável. Se ela estiver constantemente envolvida em problemas relacionados a poluição do meio ambiente; risque-a do mapa. Caso contrário; ponto para ela.

Um outro ponto importantíssimo para definir uma empresa como sustentável; é saber como ela trata os seus funcionários e a comunidade onde ela esta inserida ou atua. Os passivos trabalhistas são altos e freqüentes? O pessoal trabalha em boas condições? A empresa realiza atividades ou ações ligadas ao bem estar da comunidade que a cerca? Ela se preocupa com os seus funcionários e com os seus consumidores? Novamente se a resposta for sim; a empresa é mesmo sustentável. Se não…

E, por fim, uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida. A ética das ações e a aceitação dos processos produtivos deve ser plena. Não é possível, por exemplo, dizer que uma empresa que atue com contrabando, por exemplo, seja uma empresa sustentável. Pois, além de moralmente questionável; sua atividade é ilegal e passível de punição.

Assim, se o resultado foi positivo para todas as perguntas e observações feitas; você pode realmente considerar essa empresa sustentável. Se um ou outro questionamento não estiver “de acordo”; é sinal de que o caminho ainda deve ser trilhado por mais um tempo e com mais afinco até que se alcance uma situação de sustentabilidade plena.

Fonte Blog Atitudes Suntentáveis:  http://www.atitudessustentaveis.com.br/.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Programa Empreendedor Coca-Cola

Por Danielle Catarina

Para crescer entre os consumidores brasileiros de baixa renda, a Coca Cola transforma jovens moradores de favelas e bairros pobres em vendedores, uma mistura de ação social com marketing. Para chegar mais perto desse novo consumidor, a Coca-Cola desenvolveu um programa batizado de Coletivo, o programa é voltado para a educação de jovens na faixa de 17 a 25 anos e conta com a participação de organizações não governamentais e associações de moradores.

O formato do programa e os benefícios comerciais que a empresa espera obter com sua implantação são resultado de uma pesquisa de campo que começou em novembro de 2008. Durante cinco meses, 20 executivos da Coca-Cola foram enviados para conviver com famílias das classes C e D em diferentes regiões do país. Durante dois dias eles participaram de tarefas domésticas como se fizessem parte da família visitada, sem se identificar como executivos ou revelar que trabalhavam para a Coca-Cola a abordagem das famílias foi feita por meio de um instituto de pesquisa. No processo de imersão, os executivos cozinharam, fizeram compras e foram a cultos religiosos. Com base na experiência, a equipe detectou, por exemplo, que raramente as famílias pensavam em se mudar do bairro onde viviam mesmo diante da perspectiva de melhora de renda. Eles também perceberam que os filhos desejavam contribuir com o rendimento familiar o quanto antes. Tais constatações levaram às diretrizes básicas do Coletivo: o projeto teria de ser desenvolvido dentro da comunidade, com foco em jovens e em geração de renda. "A gente se engana achando que de dentro de um prédio na praia de Botafogo é possível saber a melhor maneira de vender Coca-Cola numa favela", diz José Borda, vice-presidente de estratégia comercial da Coca-Cola, que participou de um projeto de imersão em Belo Horizonte.

A culpa, segundo a conclusão dos executivos de marketing da empresa, não é apenas dos concorrentes, mas também da distância que separa a Coca-Cola desse novo mercado. "Esse é um mercado em que a disputa está cada vez mais acirrada e em que a cada dia há novos concorrentes. Sairá vencedor quem conseguir se aproximar dele primeiro", diz Cláudia Lorenzo, diretora de projetos especiais da Coca-Cola.

Nos cursos são ministrados técnicas de vendas em varejo. Durante dois meses, os jovens aprendem como escolher e expor os produtos, gerenciar estoques e abordar os clientes. Ao longo do treinamento, eles são testados por seu desempenho em jogos que simulam o dia a dia de um pequeno varejo e os mais bem avaliados são encaminhados para entrevista de emprego nas fabricantes de Coca-Cola. Em uma espécie de trabalho de conclusão de curso, os participantes montam um plano de negócios que deve ser apresentado a um pequeno dono de bar ou mercadinho da comunidade, com sugestões de melhoria no estabelecimento. A Coca Cola ajuda a implantar o plano de negócios, oferecendo uma linha de microcrédito ao varejista no valor de 3 000 reais uma parceria da empresa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com a ONG Visão Mundial. Caso desejem abrir seu próprio negócio, os participantes do programa também terão acesso a uma linha de microcrédito no valor de 1 500 reais. Esse é o lado social do programa.

O lado marketing tem como objetivo aumentar a força de vendas em áreas pouco exploradas pela marca. A meta da Coca-Cola, ao final do programa, é transformar um em cada dez alunos em revendedor de seus produtos em seu bairro. Até agora o programa já formou 550 jovens em cinco favelas duas na cidade de São Paulo e três em Recife. A idéia, no entanto, é treinar 1 milhão de jovens até 2012, em 1 500 comunidades.

O projeto voltado para a baixa renda no Brasil está sendo acompanhado com atenção pela matriz da Coca-Cola, em Atlanta. Caso dê certo, o modelo pode ser replicado em países como China e Índia, onde o potencial de vendas é enorme, mas o consumo per capita de produtos da empresa ainda é muito baixo.

Cenário claro para a ação de um Relações Públicas, junto a alta administração. Que deve analisar cenários e delinear programas visando o entendimento das possíveis causas de baixo desempenho organizacionais.

Fonte: Por Renata Agostini, in Portal Exame

          http://gecorp.blogspot.com/

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A imagem empresarial



Por Juliana Neaime Batista

O que é a imagem ?
A imagem é fugaz, rápida e algumas vezes pode ser prejucial se ocorre a princípio uma má impressão.
É algo que não se tem controle, é a percepção que temos da empresa.

A imagem de uma organização.
Começa a ser sentida e notada antecipadamente por todos os stakeholders.
Depois, por outros canais como a comunidade, os investidores, os colaboradoes, clientes, etc. 
Uma empresa necessita de um cuidado com a imagem, pois é transmitida a todos os seus públicos, de maneira que sua reputação, que é o conceito das ações positivas da empresa ao longo prazo, cresça. trazendo sucesso para a empresa.
É necessário saber qual objetivo se quer passar para o cliente final e para os stakeholders, para saber tomar as atitudes corretas.
Fazendo um levantamento dos valores percebidos pelos seus clientes é possível saber a identificação de algum problema que esteja causando e passando uma má impressão para a empresa.
As políticas internas com os funcionários também constituem a construção de imagem. Remuneração, reconhecimento, premiações, treinamento, atualizações, compõem os valores percebidos pelo mercado, assim como suas relações com fornecedores, atendimento, conveniência, preço, prazos de pagamento e recebimento de mercadorias e outros mais.

Por isso, procure sempre alinhar e garantir que a sua empresa/organização esteja sintonizada com o mercado, e que suas campanhas de marketing e vendas estejam realinhados, com isso você irá criar uma forte imagem de sua marca.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/a_imagem_da_empresa/13382/

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

China lança ofensiva na mídia mundial para melhorar sua imagem



Por Andréia Martines dos Santos

O site UOL Notícias Internacionais, publicou nessa segunda-feira dia 23/11/2009 uma matéria falando sobre as estratégias que a China deseja usar para melhorar sua imagem perante o resto do mundo.


Em determinado momento da reportagem, o autor Wieland Wagner cita que Pequim está investindo bilhões de dólares em uma campanha de mídia global, em um esforço para reverter uma tendência.

Como maior potência da Ásia, a China deseja se tornar uma agente global na mídia-focada acima de tudo na manutenção de sua própria imagem.

Assim, a liderança do país decidiu que a China precisa se afirmar junto ao mundo exterior-e acredita que isso é melhor conseguido com a ajuda de um aparato de mídia controlado. E Pequim está travando a batalha pela opinião pública global em três frentes:

• A internet

• Novas edições em língua inglesa dos jornais do partido

• A aquisição e desenvolvimento global de redes de televisão

Ao longo de toda a matéria, podemos constatar a importância da comunicação na formação da opinião pública e como ela pode influenciar na construção da imagem de uma nação perante o mundo todo.

Para ler a reportagem completa, acesse o link:

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/11/23/ult2682u1393.jhtm

domingo, 22 de novembro de 2009

A importância dos Cursos...

Por Thamyres Watanabe

Houve uma época em que o cargo desempenhado pelo graduado era igual ao que trazia escrito em seu diploma. No entanto, a realidade de hoje é diferente, e cada vez mais os profissionais estão sendo “misturados” dentro das organizações, estas por sua vez, buscam profissionais mais capacitados e que sejam multifuncionais. Desta forma, não é tão incomum ver, principalmente na área de comunicação, por exemplo, um profissional de jornalismo desempenhando uma função de Relações Públicas e vice e versa.

Não é novidade a ninguém que a competitividade do mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, destacando-se então, aquele que tem mais experiência profissional e/ou qualificação. Os cursos superiores, não são mais suficientes para o profissional permanecer inserido no mercado de trabalho, havendo a necessidade de se manter atualizado e de buscar novos conhecimentos, para satisfazer os requisitos do mercado.

Achei algo muito interessante, pertinente ao post de hoje, no site do SENAC que reforça a importância de cursos extracurriculares e diz o seguinte: “Cursos como oratória, comportamento, autoconhecimento, entre outros auxiliam no dia-a-dia no ambiente de trabalho e numa entrevista de emprego. São conhecimentos que não se adquirem na empresa, nem em cursos regulares, mas que são essenciais para profissionais que precisam aprender a comunicar idéias e transformá-las em produtos e serviços.”

Sendo assim, muitos profissionais recorrem a cursos de curta duração, que os ajudam a manter suas posições dentro das organizações e, às vezes, abrem caminho para melhores oportunidades.

Além dos cursos extracurriculares, há aqueles que preferem recorrer aos cursos de especialização ou MBAs (lato sensu), e ao mestrado profissional (stricto sensu). Nesse caso, especialistas afirmam que é necessário avaliar as prioridades de cada profissional e verificar qual qualificação exigida pelo mercado é mais urgente.


Segue abaixo alguns links onde você pode encontrar cursos bem interessantes de comunicação:


Referência:

sábado, 21 de novembro de 2009

Escola de Montreal




Por Giovana Ferraz da Fonseca

  A escola de Montreal foi fundada em Quebec no Canadá na Universidade de Montreal e tem como membro o professor Renwick Taylor, que foi um dos principais líderes do renascimento da comunicação organizacional.
 
  Em 1980 a escola de Montreal surgiu com o intuito de propor um novo olhar sobre as organizações através de alguns elementos como a produção de sentido, a co-orientação, a conservação o agenciamento, a inibição e o posicionamento social.

   Resumidamente ela é uma abordagem interpretativa da comunicação organizacional e estuda a emergência da comunicação através da comunicação .

Fonte: http://comuniquerp.blogspot.com/2009/10/escola-de-montreal.html
http://innovarecom.blogspot.com/search?updated-max=2009-11-08T11%3A01%3A00-08%3A00&max-results=7
http://www.slideshare.net/ALevy/as-idias-da-escola-de-montreal-comunicao
http://www.galizacig.com/imxact/2005/11/acceso_internet590.jpg
 
 

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Memória e história como marco referencial das organizações

Por Silvany Queiroz de Carvalho

Na década de 1990, as empresas brasileiras passaram por um forte movimento de reestruturação produtiva, que modificou seus controles acionários, seus modelos administrativos e seus relacionamentos com trabalhadores, comunidades, fornecedores, consumidores, entre outros públicos, além de transformar suas culturas e identidades, expressas em seus ideários, constituídos de suas missões, suas visões e seus valores.

Em meio a esse ambiente de mudanças, várias das grandes empresas nacionais e estrangeiras atuantes em nosso meio implementaram ações que envolveram processos e técnicas ligadas à hitória empresarial, com inúmeros objetivos, entre os quais a celebração de aniversários e de efeitos organizacionais.

Podemos citar como exemplo de possibilidades de relacionamento de públicos o que um projeto de história empresarial pode fortalecer, é o Espaço Memória, do Pão de Açúcar, maior grupo de varejo de país . Esta guarda em sua sede na cidade de São Paulo um importante acervo ligado ao setor. Cristiane ledesma, discorrendo sobre a memória empresarial como ferramenta de comunicação, a exemplo do que fizera Celeste Toledo com a Corn Products, estudou a caso do Pão de Açucar. A autora chama a atenção sobre a interação que esse grupo promove com o mercado ao "resgatar, manter e dar acesso a trajetórias que se cruzam através dos anos". Ressalta ela que "esse lado institucional é normalmente administrado pela comunicação, que busca, nos acontecimentos da história empresarial, dados que contribuem para reforçar a imagem da empresa como participante da comunidade".

O Grupo Pão de Açúcar se destaca constituindo uma amostra significativa do que se faz nessa aréa, eles são indicadores das imbricações possíveis entre história empresarial, relações públicas e comunicação organizacional.




Fonte livro Relações Públicas - na construção da responsabilidade história e no resgate da memória institucional das organizações. Autor Paulo Nassar, Editora Difusão - SP 2004, pág. 143.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Planejamento Estratégico Situacional

Por Danielle Catarina

O Planejamento Estratégico e Situacional, sistematizado originalmente pelo Economista chileno Carlos Matus, diz respeito à gestão de governo, à arte de governar.

O processo de planejamento portanto diz respeito a um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que demanda um objetivo, que persegue uma mudança situacional futura. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona principalmente qual é o futuro de nossas decisões.

O Método do Planejamento Estratégico e Situacional é antes de tudo um potente enfoque metodológico, com alguns princípios e visões filosóficas sobre a produção social, a liberdade humana e o papel dos governos, governante e governados. A análise de problemas, a identificação de cenários, a visualização de outros atores sociais, a ênfase na análise estratégica são elementos fundamentais e diferenciadores em relação a outros métodos de planejamento.

E isso é papel que o Relações Públicas pode realizar perfeitamente pondo em prática sua visão de análise de campo e assim realizar com exelência uma das questões que a profissão espera e o encarrega: Planejar ações eficazes no âmbito das organizações.

Fonte:

Revista Espaço Acadêmico N. 32 Janeiro/2004 Mensal
http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Beautiful People

Por Juliana Neaime Batista


BeautifulPeople.com é uma rede social que não tolera pessoas fora dos padrões de beleza.
É parecido com as novas redes de integração social como o Orkut e o Twitter, porém, para entrar no Beautiful People o usuário é submetido a um rigoroso processo de avaliação baseado em apenas um critério: os atributos físicos de suas fotos.

A avaliação ocorre com os próprios usuários, onde os votos do sexo oposto decidem nas 48 horas seguintes ao seu cadastro, se você será aceito ou não.
Se você for aceito, passa a fazer parte da rede e está pronto para enviar mensagens e interagir com outros aprovados.

O conceito foi desenvolvido em um dos mais simples princípios da natureza humana - o fato de que pessoas querem estar com alguém que seja atraente.
Algo que traz muitas contradições pois é possível conhecer pessoas atraentes sem passar por essa discriminação.
Alguns dizem que o site pode não ser politicamente correto, mas pelo menos é honesto.
Conforme os desenvolvedores, a taxa de aprovação é de cerca de 20%, ou seja, a cada 5 pessoas que tentarem ingressas na rede, apenas uma entrará.
Enquanto aguarda a avaliação de outros usuários, você pode acompanhar suas estatísticas e ver quantas pessoas votam a favor de sua entrada na rede e quantas rejeitam. Também é possível alterar informações e colocar fotos adicionais para tentar reverter avaliações negativas.

Peguei neste exemplo uma questão que pode ser tratada dentro das organizações, esse fator discriminatório  influencia muitas vezes de maneira direta a questão de seleções, projetos e a vida da organização em geral.  Valemos mais pela imagem que passamos, do que pelo que somos capazes. Nunca se viu tanto apelo comercial em nome da beleza e muitas das vezes ocorre a falta de foco no desenvolvimento do profissional.

Para acessar o site entre em : http://www.beautifulpeople.com/site#/home

Fonte: http://superdownloads.uol.com.br/download/168/beautifulpeople/

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Caterpillar, considerada em 2009 a melhor empresa para se trabalhar


Por Juliana Pugliesa

Esse mês a revista VOCÊ/SA Exame publicou uma lista das 150 melhores empresas para se trabalhar.

Em primeiro lugar no Ranking, encontra-se a companhia Caterpillar, fabricante de máquinas industriais e agrícolas.

A Caterpillar instalou-se no Brasil em 1954, no Bairro da Lapa, com um armazém para comercialização, produção e estocagem de peças. Em 1955, adquiriu uma área de 164.000 m² no bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo, onde construiu sua primeira fábrica no Brasil e ali, em 1960, começou a fabricar seus equipamentos. A primeira máquina produzida foi a Motoniveladora 12E.

A empresa tem o compromisso de oferecer as melhores soluções para seus clientes, constantemente adequadas às suas necessidades de mudanças, fundadas em operações de classe mundial, socialmente responsáveis, e em pessoas capacitadas, criativas e promotoras da qualidade em seu ambiente de trabalho.

A companhia tem uma comunicação clara e eficiente com todos os colaboradores e investe muito para preservar o bom ambiente de trabalho.

Essa foi uma das maiores vantagens que a organização encontrou para se sobressair no mercado. Segundo o Rh da empresa, o foco maior está no empreendedorismo, porque queremos fazer com que o funcionário desenvolva seu lado empreendedor.

Essa pesquisa deixa claro como uma boa comunicação pode ser eficaz para atingir bons resultados e elevar os níveis de qualidade das organizações.

Foi medido o índice de felicidade no trabalho (IFT) na Caterpillar, que atingiu uma nota de 91,5.

Sobre a empresa

Números de funcionários 4527
Número de executivos 128
Idade média dos funcionários 36.0
Tempo médio de casa (anos) 12.0
Homens 94.0%
Mulheres 6.0%

Nota do funcionário

Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT) 92.1%
O que os funcionários dizem
Se identificam com a empresa 96.4%
Estão satisfeitos e motivados 91.8%
Acreditam ter desenvolvimento 90.2%
Aprovam seus líderes 91.2%
Nota de empresa
Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP) 89.9%

O que a empresa oferece

Estratégia e gestão: 91.4
Liderança: 96.0
Cidadania Empresarial: 85.0
Políticas e práticas: 88.5
Carreira Profissional: 86.4
Desenvolvimento: 91.7
Remuneração e Benefícios: 83.9
Saúde: 92.2
Para ter acesso a reportagem na íntegra, consulte o site da revista Exame: http://portalexame.abril.com.br/static/melhoresempresas/

Referências: http://portalexame.abril.com.br/static/melhoresempresas/
http://brasil.cat.com/cda/layout?m=273363&x=12

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

4 qualidades essenciais para a próxima década

Por Andréia Martines dos Santos



Conheça as 4 principais competências essenciais que todo profissional deve possuir para a próxima década, segundo pesquisa da Korn/Ferry

A revista Você/SA realizou uma entrevista com o executivo Rodrigo Araujo, sócio diretor da empresa Korn/Ferry, onde são apontadas habilidades ou competências esperadas pelas organizações para o profissional da próxima década.

Segundo Rodrigo, as organizações acreditam em profissionais mais bem preparados para assumir postos de trabalho e após uma pesquisa que reunia as 70 melhores habilidades, puderam mensurar as 4 mais importantes.

São elas:

1º Capacidade de lidar com problemas difíceis

De acordo com a pesquisa, as empresas buscam profissionais que saibam trabalhar com situações imprevistas, que tenham maturidade para ouvir feedbacks negativos e usá-los como melhoria em suas funções.

2º Capacidade de Inovar

O executivo explica que é necessário pensar em criar algo novo, diferente. É preciso olhar com outras lentes, questionar mais e fugir de situações ou soluções obvias.

3º Capacidade de Aprendizado Pessoal

É a capacidade de receber feedbacks, por exemplo, e praticá-los, entender o dinamismo do mercado e estar receptivo para aprender com as situações e com outras pessoas.

4º Capacidade de Entender os outros

Trata-se de ter empatia, de se colocar no lugar dos outros e abrir-se a novos pontos de vista.

As 4 habilidades devem ser desenvolvidas dentro da organização e cabe aos funcionários e a empresa buscar alcançar esses objetivos.

Segundo Rodrigo, o profissional mais bem preparado para a próxima década é aquele que tem a capacidade de liderar 2 dimensões diferentes:

Primeiro não deixar que os desafios, os compromissos de curto prazo tomem conta da agenda. Segundo, ter prioridades diárias, saber liderar as pessoas, motivá-las e fazer com que as metas sejam alcançadas.

Para assistir essa entrevista na integra acesse o site da revista Você/SA http://vocesa.abril.com.br/videos/.

domingo, 15 de novembro de 2009

Obrigado por fumar

Por Thamyres Watanabe



Como já foi dito e reforçado em várias postagens anteriores, comunicação e organização andam lado a lado. Uma organização não existe sem comunicação. E uma comunicação organizacional eficaz contribui para a sobrevivência da organização. Afinal, é através dela que as organizações estabelecem um bom relacionamento e criam vínculos com seus públicos.

O filme Obrigado por fumar, mostra muito bem este conceito. Baseado no best-seller de mesmo nome, este filme narra a história de Nick Naylor (Aaron Eckhart), o porta-voz chefe de uma fábrica de cigarros. Ao mesmo tempo em que deve passar uma imagem benéfica do cigarro, ele tenta posar de modelo adulto para seu filho.

Um filme inteligente, cínico e recheado de sátiras que sem dúvida vai prender sua atenção.
Vale à pena conferir, tanto o filme quanto o livro.


Recomendações:
Livro: Obrigado por fumar, de Christopher Taylor Buckley. Editora companhia das Letras.
Filme: Thank You for Smoking, de Jason Reitman. Distribuição Fox Searchlight Pictures

sábado, 14 de novembro de 2009

HANCOCK



   Por Giovana Ferraz da Fonseca

  Sinopse do filme: Hancock, um super-herói que perdeu sua popularidade devido causar vários danos na cidade cada vez que salva alguém de alguma situação de perigo, com isso sua imagem perante a sociedade era péssima. Durante um resgate, Hancock conhece Ray Embrey uma agente de Relações Públicas recentemente demitido que se oferece para representar e recuperar a imagem pública de Hancock. Quando conhece a esposa de Ray, Mary ocorre uma atração inexplicável e imediata entre os dois. Mary depois de muita resistência revela que possui poderes parecidos aos de Hancock e responde suas perguntas sobre seu passado misterioso.
 
  Há diversos filmes em que relatam a profissão de um Relações Públicas alguns são passada ao receptor de uma forma mais clara e ampla. Assistindo esses filmes podemos ter uma noção do curso e também de como podemos atuar na área de diversas maneiras.

   Hancock protagonizado por Will Smith é um desses filmes que com a mistura de aventura e comedia consegue nos ajuda a entender melhor a profissão de um Relações Públicas.


Fonte :
http://verbalizando-corg.blogspot.com/2009/06/hancock.html
http://rockerspace.net/hancock-novo-filme-de-will-smith/

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"VII Encontro de Relações Públicas na USP"

Por Silvany Queiroz de Carvalho

Será realizado no próximo dia 30 de novembro "VII Encontro de Relações Públicas", edição noturna na Escola de Comunicações e Artes da USP, em São Paulo. O evento é organizado pelos alunos calouros do curso de Relações Públicas.  A intenção do evento é discutir assuntos atuais para reflexão e formação dos alunos participantes.
O tema do encontro da sétima edição será “Comunicação Digital”, abordando as mídias sociais (Twitter, Orkut, Facebook, etc). Para não se tornar repetitivo, o evento visa à aplicação efetiva dos recursos digitais nas estratégias de comunicação, visando ressaltar como essas poderosas ferramentas podem ser utilizadas a fim de resultados eficientes na prática de Relações Públicas.

Também haverá uma versão matutina desse encontro. O tema será “Comunicação em cena” e tem como foco eventos e produção cultural como estratégias empresariais. Esse encontro acontece no dia 4 de dezembro, das 8h às 18h, no prédio da ECA-USP, na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 3, sala 3.

Com vagas limitadas, a venda de ingressos será feita em faculdades parceiras do VIIERP e nos plantões de venda realizados na ECA-USP. As inscrições são de R$10,00 por pessoa e haverá emissão de certificados ao término do evento.
SERVIÇO

Local: Auditório Paulo Emílio (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – 2º andar Escola de Comunicações e Artes – Cidade Universitária).
Data: 30 de novembro de 2009. Horário: 18:30h às 22h

Contatos
Email: viierp.usp@gmail.com
Twitter: @VIIERP_ECA
Orkut: VII ERP Encontro de RP

Fonte http://www.blogdacomunicacao.com.br/?p=6933

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O valor da sabedoria de um profissional de R.P. na organização

Por Juliana Neaime Batista


Como sabemos, algumas instituições existentes no mundo não possuem uma boa imagem na sociedade. Assim como os poderes públicos, a imprensa, as empresas, e muitas das profissões também não têm boa reputação.
Tudo isso ocorre devido a uma falta de comunicação ou a uma comunicação errônea existente entrre esses casos.
Porém, a cada dia fica mais claro de que para as empresas, imagem ruim significa perda de competitividade, poucos investimentos, menos oferta de empregos, preços maiores para os consumidores, entre outros problemas, e algo que acaba ocasionando em problemas ainda maiores para a própria sociedade.
Portanto, é mais evidente que hoje em dia as empresas necessitam cada vez mais de um profissional da área, alguém que saiba gerenciar crises, liderar grupos, analisar e organizar a empresa, enfim, alguem que consiga utilizar a comunicação como meio de crescimento de uma organização.
O que nos leva a entender que a profissão ganha cada vez mais um espaço na sociedade moderna, e mais ainda, nas empresas modernas.
Ser um bom profissional requer agilidade na relação humana.

Fonte: http://www.imagemempresarial.com/

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Evento Aberje



Por Juliana Pugliessa


Acontece no dia 26 de novembro o 3º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro. O evento tem como proposta debater temas atuais, de relevância, com muitas formas de inovar a comunicação nas organizações.

Palestrantes:

Albert Alcouloumbre Jr.
Diretor de Planejamento e Projetos Sociais – TV GLOBO
Beth Saad
Professora titular e pesquisadora - ECA-USP
Fernando Thompson
Diretor de Comunicação - Vale
Mario Laffitte
Diretor de Comunicação Corporativa - Mercedes-Benz
Thiane Loureiro
Diretora regional da Edelman para prática Digital na América Latina
Walter Carvalho
Diretor de Cinema
Andréa Matteucci Pinotti Cordeiro
DIretora de Marketing Institucional do Itaú-Unibanco
Eduardo Fischer
Presidente do Grupo Total
Luiz Carlos Barreto
Diretor de Cinema
Regina Macedo
Diretora de Marketing Corporativo - HP Brasil
Tomás Carmona
Gerente de Desenvolvimento Sustentável - Serasa Experian
Yazmín Trejos
Gerente de Comunicação Corporativa - Amanco Brasil

Para mais informações, acessem o site: WWW.aberje.com.br

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projeto 1 dia pela Paz



Por Andréia Martines dos Santos

Durante esse semestre estamos desenvolvendo em parceria com a Associação Palavra Viva, um projeto chamado "1 dia pela Paz".
O evento "1 dia pela Paz", tem como principal objetivo alertar e despertar a sociedade para que se crie e mantenha uma cultura de paz.
Todos os anos o evento tem um enfoque, esse ano será a violência nas escolas.Diversos educadores, professores, pedagogos e pessoas ligadas à area estarão presentes a fim de colaborar para que o tema seja cada vez mais explorado nas escolas principalmente, onde há um maior contato com crianças que serão a geração futura.
O evento acontecerá no dia 28 de novembro de 2009 das 8h30 às 15h no Auditório do Colégio Espírito Santo, situado à Rua Tuiuti, 1442 – Tatuapé – São Paulo (próximo ao Metrô Tatuapé).
Nos próximos posts traremos a programação completa do evento, que contará com palestras e apresentações artísticas.

 Para mais informações:
http://www.apv.org.br/

domingo, 8 de novembro de 2009

Meios de Comunicação nas Organizações


Por Thamyres Watanabe

Não é novidade para ninguém que as organizações precisam se valer de alguns meios de comunicação para processar informações para os seus públicos internos e externos, nesta postagens estaremos apresentando alguns meios de comunicação utilizados pelas organizações.

Os meios orais são um meio de comunicação que pode ser tanto direto quanto indireto. Os diretos são as conversas, entrevistas, reuniões, palestras, basicamente os encontros face a face. Os indiretos seriam aqueles intermediados por aparelhos, tais como, telefone, rádios, alto-falantes etc.

Os meios escritos, em síntese são todo material informativo impresso, tais como cartas, circulares, quadro de avisos, panfletos, boletins, etc.

Já os meios pictográficos são representados por mapas, diagramas, pinturas, fotografias e desenhos. Eles podem ser também escrito-pictográficos, que além da ilustração também encontramos a escrita, como gráficos e diplomas, por exemplo.

E por ultimo os audiovisuais, que são aqueles vídeos institucionais, telejornais, televisão corporativa, clipes eletrônicos, entre outros.

Com o avanço das tecnologias e as mudanças constantes que o mundo globalizado em que vivemos nos proporciona, as organizações estão se valendo de novas tecnologias e novos meios de comunicação, a intranet é um exemplo deles.

Por isso, fiquem atentos as novidades!

 
Referência:
Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capitulo 2, p 86-88;

Margarida M Krohling Kunsch.

sábado, 7 de novembro de 2009

Comunicação Empresarial



Por Giovana Ferraz da Fonseca

  Comunicação Empresarial é um conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para melhorar e manter a imagem de uma organização junto aos seus públicos e a opinião púbica.
  Cada ano que passa a comunicação empresarial vem assumindo maior complexidade, tendo sempre em vista a necessidade de trabalhar com diversos públicos, a concorrência e a aceleração das novas tecnologias.
  Os profissionais desta área estão sempre se preocupando com o relacionamento da empresa e seus funcionários, por isso que a comunicação empresarial vem assumindo uma papel fundamental dentro da organizaçao.


Fonte:
http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaoempresarial.php
http://ecomunicacao.files.wordpress.com/2007/11/w1147-11.jpg

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Crescer sem perder a Essência é o grande Desafio

Por Silvany Queiroz de Carvalho

Atualmente no âmbito empresarial são cada vez mais comuns reclamações de clientes insatisfeitos com mudanças repentinas ocorrida nas empresas. Muitas vezes ocasionado por um crescimento instantâneo, as empresas deixam de lado alguns valores e fatores que compõem sua identidade e sua verdadeira essência.
No blog Exame-"Por dentro das empresas, Cristiane Correa fala sobre o tema, ela cita a empresa Google que com um pouco mais de uma década de vida, passou de uma experiência de nerds a uma companhia globalizada, com faturamento de 2 bilhões de dolares em 2008.
Alex Dias diretor geral da Google no Brasil diz "que para manter a essência da empresa em meio a esse crescimento super acelerado é um dos maiores desafios de hoje, e que para trabalhar na companhia é preciso ser quase um malabarista, ter flexibilidade e atitudes colaborativas são essênciais".

Assista aos videos da entrevista:
Fonte Blog Exame - Por dentro das empresas. 04/09/2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Assessoria de Imprensa

Por Danielle Catarina

A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações. Embora o nome remete a idéia  de que é feito para a "Imprensa" seu direcionamento também é com empresas, pessoa física, entidade ou orgão público.
No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de Relações Públicas.
O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público.Uma empresa pode recorrer a assessoria de imprensa como forma de amenizar os impactos causados pela sua exposição na mídia. Algumas empresas embora tenham sua área de comunicaçaõ estruturada pode mesmo assim procurar como suporte serviço de uma empresa externa.
 
Algumas das funções da assessoria de imprensa
 
Objetivos Gerais
-Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
-Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter, em alguns casos, recuperar uma boa imagem junto à opinião pública.
-Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.

Press releases ou Comunicados de imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
Press Kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros ítens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar. 
A Mailing List (literalmente, "lista de correio") ou Mala Direta é uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.

Esse trabalho portanto é de grande importância para a organização e pode ser realizado de forma estruturada e eficaz por um Relações Públicas, que está preparado pra lidar com os públicos direcionados.

Fonte: Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Assessoria_de_imprensa

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Usar a criatividade no âmbito organizacional

Por Juliana Neaime Batista

Criatividade pode ser encarada de uma maneira bastante diferente das tradicionais e que essa forma é mais fundamentada do que muitas outras alternativas.
Como sabemos, no mundo da comunicação a criatividade é utilizada praticamente a todo momento, seja para criar, falar, se comunicar, etc. É vasto o repertório de idéias que podem ser postas em conjunto para tentar explicar o que é o fenômeno criativo. Temos que ser criativos para pensar sobre criatividade.
Portanto no mundo da comunicação pravalece aquele que consegue criar fontes determinantes para decisões variavelmente diversas e conseguir dominar um mundo onde ninguém ainda dominou, que é o mundo de suas próprias idéias.
Saiba ir a fundo em seus pensamentos e assim originar fontes criativas para as execuções de tarefas de um profissional em Relações Públicas.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Eventos

Por Juliana Pugliessa

"Evento - atividade dos mais diferentes tipos reunindo pessoas". (ANDRADE, 1999, p.117).

O evento é algo que traz visibilidade para a organização, ele desperta a atenção da instituição para com seus públicos estratégicos. Este evento tem que ser muito bem planejado para que atinja os interesses da empresa.

Existem vários tipos de eventos.

Eventos Institucionais: São aqueles que divulgam a instituição, agregam valor ou apenas comunicam a existência da empresa.

Os eventos institucionais são classificados de modo geral como folclóricos, religiosos, culturais, científicos, políticos, sociais, técnicos, beneficentes. Estão ligados diretamente à ferramenta COMUNICAÇÃO para informar sobre a instituição.

Eventos Promocionais: É aquele realizado com o intuito de vender produto, ingressos ou serviços.

Todo o evento nada mais é do que uma forma de reunião: "a reunião caracteriza-se como o embrião de todos os tipos de eventos. Trata-se do encontro de duas ou mais pessoas, a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de atividade". (MEIRELLES,1999,pág.30).

Baseada no autor Cândido Teobaldo de Souza Andrade, em Como administrar reuniões, MEIRELLES (1999, pág. 25) apresenta a tipologia dos eventos tendo como embrião a reunião.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A intranet

Por Andréia Martines dos Santos


A intranet é uma ferramenta de comunicação utilizada nas empresas a fim de que haja agilidade em seus processos, mais ainda do que isso que haja credibilidade em suas informações.

Ela faz com que os colaboradores se integrem mais, tanto cada um em sua área como em áreas diversas. É possível executar diversas tarefas através da intranet, como por exemplo, a área de Recursos Humanos divulgar vagas, disponibilizar holerites, certidões, etc.

A intranet também é um ótimo material para a imagem da organização perante seus colaboradores, pois é o momento em que a empresa direciona suas informações a um determinado público e espera que haja um retorno rápido e proveitoso dele. Quando um funcionário lê as informações contidas nela é a mesma sensação de estar recebendo ou acessando um relatório de reunião, porém de forma mais atrativa e agradável.

Muitas empresas estão utilizando essa ferramenta por ser mais rentável e ser de fácil acessibilidade como a internet comum. A única diferença é que a intranet circula somente dentro da organização, as vezes até em pólos e outros prédios diferentes, porém é de uso exclusivo aos funcionários de uma determinada organização.

Geralmente, por questões de segurança as empresas disponibilizam usuários e senhas de acesso à intranet, que pode ser até o número de matrícula do funcionário.

Segue um link do site http://www.premiointranetportal.com.br/ que todos os anos premia organizações com melhores desempenhos e resultados alcançados através da intranet.
Esse ano as vencedoras foram empresas como o Itaú, a Eletrobrás e a Documentar.

Nos dias 12 e 13 de novembro ocorre em São Paulo, uma conferência com o objetivo de saber como as intranets e os portais corporativos podem agregar valores aos negócios.As incrições vão até o dia 06/11 e podem ser feitas pelo próprio site http://www.premiointranetportal.com.br/.


Referências: http://www.brunorusso.eti.br/
http://www.premiointranetportal.com.br/
http://www.datasul.com.br/

domingo, 1 de novembro de 2009

Públicos - Como identificá-los em uma nova visão estratégica

Por Thamyres Watanabe



De fácil entendimento, este livro nos oferece uma variedade de teorias a respeito dos públicos e dos conceitos até hoje existentes, apresentados por vários profissionais e estudiosos da área de comunicação, acrescentando a sua obra uma nova visão estratégica para o gerenciamento dos relacionamentos entre as organizações e seus públicos, cuja importância vem crescendo e se tornado cada vez mais evidente na realização efetiva dos negócios das organizações.

É importante ressaltar que este livro além de oferecer uma base teórica sobre o conceito de públicos, sua importância e os desafios, também nos mostra a realidade a ser enfrentada ao ingressar no mercado de trabalho, como profissionais de Relações Públicas.

Afinal o objeto das RPs, são as organizações e seus públicos e é com elas que trabalhamos, promovendo e administrando relacionamentos.

Com uma abordagem interessante e merecedor de destaque na prateleira dos profissionais de comunicação, este é um livro que vale a pena ser lido. Vocês não vão se arrepender.



Indicação de leitura: Públicos - Como identificá-los em uma nova visão estratégica por Fábio França. Editora Yendis.