quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia das Relações Públicas 02/12

Por Danielle Catarina

Por que 2 de Dezembro é o “Dia Nacional das Relações Públicas?’’

Em 2 de dezembro de l876, nasceu em Penedo, Estado de Alagoas, Eduardo Pinheiro Lobo, que foi o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil.
O marco inicial das Relações Públicas no Brasil aconteceu em São Paulo em 30 de janeiro de l914. Eduardo Pinheiro Lobo foi nomeado para chefiar o recém criado Departamento de Relações Públicas da empresa canadense THE SÃO PAULO TRAMWAY LIGHT AND POWER Co. LIMITED, concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, desenvolveu um trabalho de Relações Públicas com a imprensa, objetivando o esclarecimento da opinião pública.

O campo de ação das Relações Públicas envolve todos os aspectos do comportamento individual ou institucional que tenham significado social. Vivemos um momento de grande valorização das Relações Públicas. As instituições e as empresas, seus dirigentes e gestores, cada vez mais compreendem e valorizam a necessidade de traçarem estratégias a partir de seus planejamentos para suas organizações se relacionarem, de forma adequada, com os inúmeros públicos que têm impacto nas suas atividades e nos seus negócios. Mesmo que muitas vezes esses empresários e gestores não dêem a essa necessidade fundamental o nome de Relações Públicas, podemos dizer que as digitais dessa ferramenta e as estratégias de Relações Públicas continuam proporcionando crescimento constante das instituições e segmentos sociais que as exercitam.

Todos buscam programas de comunicação para atingir seus inúmeros objetivos, entre eles a qualidade total, a re-engenharia, a implantação de novos métodos de gestão e novas tecnologias, além do comprometimento, quando não o consentimento, de públicos sem os quais as intenções e as organizações e seus dirigentes não conseguiriam chegar a lugar nenhum.
Em linguagem muito simples, podemos dizer que vivemos num momento histórico em que as instituições e as empresas estão literalmente cercadas por públicos com renovado poder político-social.
Manifestações disso são a atuação das ONGs, da dona-de-casa, do cidadão que protesta nos meios de comunicação e assim por diante. Ou seja, nesse mar de públicos, existe a necessidade profissional e estratégica do arsenal teórico e histórico que se chama Relações Públicas. Que organização empresarial ou instituição atuando em uma sociedade como a brasileira, a um só tempo complexa e dinâmica, pode prescindir de nortear suas ações institucionais a atividades de negócios a partir de um modelo de comunicação como Relações Públicas. A rigor, nenhuma; a não ser que estejamos tratando de organização descompromissada com o ambiente onde atua, propensa, como prática de ação e, por isso, fadada ao desaparecimento. Nesse cenário em constante mutação é inadmissível, portanto, a opção pelo vôo cego, sem plano e sem radar.

O momento requer um planejamento estratégico que detecte os públicos com impacto nos negócios e nas atividades; que determine as mídias adequadas para se chegar a esses públicos; e que também sinalize para que se evite jogar dinheiro e energia pela janela a integração das inúmeras ferramentas de comunicação de uma organização ou instituição.
Inúmeros são os profissionais de R.P que conquistaram o respeito junto às empresas e instituições, por suas qualidades éticas e sólida formação cultural e profissional, além de seus espíritos voltados a uma sociedade mais justa e solidária.

Parabéns a todos os profissionais de R.P!!!

Fonte: http://www.sinform.com.br/
           http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.html

2 comentários:

  1. 'podemos dizer que vivemos num momento histórico em que as instituições e as empresas estão literalmente cercadas por públicos com renovado poder político-social...' Com certeza é um momento histórico em que o consumidor tem voz e dá as cartas.

    Parabéns pessoal. Parabéns a todos pelo #diadorp.

    MATEUS

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