quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Festas de Fim de Ano = Melhorias no Clima Organizacional


Por Silvany Queiroz de Carvalho

Fim de ano chegou, as pessoas estão em clima de festas e comemorações, afinal mais um ano se passou. Em uma empresa a muito a se comemorar, o aumento nas vendas, o novo departamento que surge, ou o fato de simplesmente se manter no mercado depois da tão temida "crise economica".
Já se foi o tempo em que as festinhas de final de ano promovidas pelas empresas tinham apenas uma idéia de confraternização, e de meras desculpas com colegas e chefes, ou poder desfrutar alguns comes e bebes por conta do patrão. Uma boa parcela das organizações de médio e grande porte vem se valendo desses eventos como um forte componente de melhoria do clima organizacional.

Algumas empresas promovem verdadeiros shows, fechando casas de espetáculos e convidando grupos musicais famosos para animar funcionários, familiares e até clientes. A Totvs, empresa de tecnologia que reúne as marcas Microsiga, RM Sistemas e Logocenter, há mais de 20 anos realiza festas fechadas com grupos de rock nacional, como Kid Abelha e Barão Vermelho. No ano passado a festa da empresa reuniu mais de 2 mil pessoas.
Segundo Flávio Balestrin, diretor de Recursos Humanos da Totvs, a cada ano a festa de final de ano ganha novas configurações e é parte do calendário de eventos da empresa. “Sempre há uma grande expectativa de nossos colaboradores quanto ao grupo que será convidado para animar a festa, os sorteios que serão realizados, enfim, as pessoas saem do evento com um certo orgulho de pertencer à organização, pois trata-se de um momento de reforçar os laços entre a companhia e as pessoas”, avalia.

Balestrin ressalta que a Totvs mantém vários programas de motivação e comunicação e que a festa de final de ano é um componente que impacta positivamente o clima organizacional. “Procuramos desenvolver ações de comunicação, liderança, trabalho em equipe, companheirismo e a partir do cruzamento de dados da pesquisa de clima, feita anualmente, montamos um plano de ação que é comunicado pelo presidente da empresa, Laércio Cosentino, e é acompanhado pela área de Recursos Humanos de modo a garantir a sua colocação em prática”, observa. Entre as melhorias sugeridas pelos funcionários por meio da pesquisa de clima e já implantadas na empresa, Balestrin destaca a ampliação de funcionalidades da Intranet, revisão da distribuição de resultados do PPR e também sugestões para a própria festa de final de ano.

Há casos de empresas em que a festa de final de ano tem tanta importância para os funcionários que é apontada como um dos pontos fortes para a melhoria do clima organizacional. No Aché Laboratórios Farmacêuticos, a Celebraché é realizada há mais de 10 anos, sempre no último dia de trabalho antes das férias coletivas de final de ano. Márcia Tedesco, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação, destaca que são promovidos dois eventos conjuntos, a confraternização e o Achéanos de Casa, em que os funcionários de 10 a 40 anos de serviço são homenageados e recebem presentes da empresa, como relógios de ouro, canetas especiais, tv’s e dvd’s e toda a família deles é convidada a participar. Na pesquisa de clima, chamada internamente de Fale Francamente, a Celebraché e o Achéanos de Casa são relatados pelos funcionários como pontos fortes da empresa para melhoria do clima organizacional. “É um momento de confraternização e de recarga para o início do ano seguinte”, pontua.

Leia também "A comunicação divertida faz do Interbank uma empresa diferente".
 
Imagem Visão Panorâmica aos leitores   

Nenhum comentário:

Postar um comentário