quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comunicação estratégica


Por Juliana Neaime

A comunicação como sabemos, nada mais é do que uma forma de relação entre as pessoas, onde elas trocam idéias, conhecimentos, informações,curiosidades, aprendizados, etc.
Em uma empresa a comunicação é a base de seu crescimento, porém, para haver uma boa comunicação entre uma organização, é necessário criar uma estratégia de campo.
Algumas empresas falham nesse processo, pois ou ocorre a falta de estratégia, ou a estratégia não é bem elaborada, de modo a que ela não seja executada com o êxito a que se vale.
Uma boa estratégia só é realizada quando todos os membros da organização estão cientes do que ocorrerá, obtendo uma mesma visão sem excessões, uma boa estrutura administrativa e metas a serem atingidas.
Para a empresa sempre surtir bons resultados é necessário que ela seja transparente, tenha credibilidade, e que haja real função de atingir e agradar seus públicos internos e externos.

Abaixo temos duas definições de dois autores sobre o que é comunicação estratégica:
Para Porter (1993) "a estratégia é o modo pelo qual uma empresa procura alcançar sua visão e missão; é definida por um posicionamento único, opções e escolhas vis a vis à concorrência e proposta de valor e iniciativa", já para Mintzberg et al (2000) "a estratégia pode ser entendida como um plano (olhar pra frente), um padrão (olhar o comportamento passado), uma posição (escolher onde deseja se posicionar), uma perspectiva (saber qual meta se deseja atingir) e um truque (saber enganar a concorrência)."

Para uma melhor compreensão, veja um vídeo sobre o que é a comunicação estratégica com base em vários pontos de vista.

http://www.youtube.com/watch?v=6wzMF4TdCko

Nenhum comentário:

Postar um comentário