terça-feira, 29 de setembro de 2009

Estratégia Organizacional



Por Juliana Pugliessa


As organizações se preocupam constantemente em agradar, conquistar, encantar seus clientes e acabam muitas vezes se esquecendo do principal cliente, o interno, seus colaboradores. Muitas oferecem cursos técnicos, especializações na área de marketing visando esta conquista, mas no final percebem que a forma como estes clientes serão comunicados é de extrema importância.

Um dos problemas que encontramos em muitas organizações é a falta de comunicação com o público interno. Os funcionários ainda não se focam nos mesmos objetivos da empresa, por não receberem todas as informações necessárias por parte de sua gerência. As empresas ainda falham neste aspecto.

A falta de comunicação com os diversos públicos de uma organização pode por em risco todo um trabalho bem elaborado e seu resultado final. Para que os objetivos da empresa sejam alcançados, há a necessidade de ter um envolvimento de todos os funcionários. Toda a equipe precisa ter um único objetivo.

Temos como exemplo de sucesso na comunicação organizacional interna a empresa Sorocaba Refrescos, franquia da Coca-Cola localizada no interior de São Paulo, na cidade de Sorocaba. Todos nesta organização, independente do cargo que ocupa, estão comprometidos com a meta da empresa. E isto reflete na imagem que a empresa tem com seus diversos públicos. O gerente geral da empresa, o Sr. Cristiano Biagi, reconhece tanto a importância desta comunicação que sempre que há novas campanhas, faz questão de reunir todos os seus colaboradores para informá-los pessoalmente.

É fundamental que todos estejam engajados em um único propósito, que haja uma comunicação interna bem sucedida, para que desta forma, a empresa possa refletir uma boa imagem perante todos os seus públicos. As ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para que todos estejam sempre bem informados são: jornais, revistas, murais entre outros.


Fonte:
http://www.rh.com.br/
http://www.centrouno.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário