domingo, 27 de setembro de 2009

Comunicação Integrada


Por Thamyres Watanabe

O conceito de comunicação integrada, na literatura brasileira, foi discutido por Kunsch que destaca a importância do planejamento de Relações Públicas na totalidade das atividades de comunicação.

Em seu livro “Relações Públicas e Modernidade”, Kunsch sintetiza que a comunicação integrada é aquela em que as diversas subáreas atuam de forma sinergética. Ela pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que formam um composto da comunicação organizacional. Este deve formar um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos subsetores. A soma de todas as atividades redundará na eficácia da comunicação nas organizações. (p 115)

Ela ainda acrescenta que, a comunicação integrada permite que se estabeleça uma política global, em função de uma coerência maior entre os programas, de uma linguagem comum e de um comportamento homogêneo, além de se evitar as sobreposições de tarefas. Os diversos setores trabalham de forma conjunta, tendo ante os olhos os objetivos gerais da organização e ao mesmo tempo respeitando os objetivos específicos de cada um. (p 116)

Vivemos a era da globalização da economia, do livre mercado e da competitividade mundial, onde as tecnologias estão revolucionando as comunicações. As organizações assumem novas posturas na sociedade. As mudanças no campo político, econômico e social acontecem rapidamente e, a todo o momento. Diante desse complexo cenário, a comunicação tem papel importante frente aos desafios comunicacionais enfrentados pelas organizações. E neste contexto, a atuação das Relações Públicas será fundamental, pois caberá a essa atividade traçar estratégias de comunicação para uma interação entre os diferentes públicos das organizações. Para as organizações em geral, é muito importante a integração de suas atividades de comunicação. É preciso incorporar a idéia de uma comunicação globalizante para que possamos compreender e acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo.

Kunsch, conclui que, cada vez mais se evidencia o fato de que a comunicação organizacional como um todo, incluindo a institucional, a mercadológica e a interna é o melhor caminho para formar e consolidar um bom conceito para empresas, produtos e serviços. A comunicação integrada passa a ser uma arma estratégica para a sobrevivência e o desempenho de uma organização em uma realidade complexa e que se altera de forma muito rápida.

Para que as relações públicas possam atuar com eficácia no contexto das organizações modernas, elas terão de sair da fragmentação para a globalização da comunicação. As tendências apontam para sua valorização no contexto da comunicação integrada.

 
Referencias:
Relações Públicas e Modernidade:novos paradigmas na comunicação organizacional.
Autora:Margarida Maria Krohling Kunsch

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