sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Comunicação Organizacional

A História

Na década de 1950 começa a evolução na área da Comunicação Organizacional no Brasil. Por volta 1980, acontece a Reabertura e redemocratização política do país, trazendo com ela a percepção aos profissionais e as organizações e a necessidade de planejar a comunicação.
Em 1985 surge um “Plano de Comunicação Social”da Rodhia um marco da época que mudou o pensamento da comunicação organizacional no Brasil.
Durante a década de 90 houve no Brasil rápidas transformações econômicas ocasionadas pela integração do país no mercado global e inserção no Mercado Comum do Sul (Mercosul).
O Mercosul foi criado em 1991 quando, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil se tornaram signatários do Tratado de Assunção que estabelecia o Mercosul, uma aliança comercial para dinamizar a economia regional, movimentando mercadorias, pessoas, força de trabalho e capital. Além do Mercosul, a década de 90 foi marcada pela criação em 11 de setembro de 1990 do Código de Defesa do Consumidor, pela Lei 8.078 que entra em vigor em 11 de março de 1991. O código serve para garantir os direitos de consumidores frente aos abusos da empresa, através do estabelecimento de normas de proteção e defesa do consumidor.
Desde então os fatores econômicos passam a atingir o universo de estabilidade organizacional, que vivenciam abertura comercial, privatizações de empresas estatais e movimentos de fusões empresariais.

A Definição

A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos, seja eles internos e externos. O seu maior propósito é perceber as necessidades do público-alvo para estabelecer a eficiência no planejamento, e assim corroborar na busca pela integração das atividades comunicacionais na construção do valor da empresa.

Nas palavras de Margarida Kunsch ela define:
“As organizações devem ter entre os objetivos de comunicação o de buscar o equilíbrio entre os seus interesses e os dos públicos a elas vinculados. Esses objetivos só serão alcançados se a comunicação for planejada de forma estratégica, utilizando técnicas de relacionamentos e meios específicos, devidamente selecionados, e integrando todas as atividades comunicacionais, dentro de um filosofia de comunicação organizacional integrada.”

Fonte texto da Margarida M. K. Kunsch (Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas).

Por Silvany Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário