quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dimensões da comunicação organizacional


Por Juliana Neaime

Como sabemos, a comunicação organizacional cria valores no mercado consumidor através da propaganda institucional, ela consegue também harmonizar a comunicação externa com a interna criando um clima motivador dentro de uma empresa onde ela consegue valorizar indivíduos e efetuar a comunicação para o mercado organizacional.

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (pioneira nos estudos de comunicação organizacional no Brasil) pode ser considerada em três dimensões; humana, instrumental e estratégica.

Dimensão humana - Acredita que a comunicação prevalece em todo momento, fazendo com que ela seja o fator mais relevante para um crescimento.

Dimensão instrumental - É a mais presente, onde se baseia no fato em que a comunicação é transmissora de informações com foco nas mídias dando ênfase na divulgação de notícias.

Dimensão estratégica - Considera que a comunicação é uma estratégia para obter resultados agregando valor a organização ao todo.

Essas três funções são sempre praticadas no cotidiano das organizações, por isso, é importante conhecê-las e saber diferenciá-las para uma boa prática organizacional.

Fonte: Livro O que é comunicação estratégica, cap. 8 pág. 175.

Nenhum comentário:

Postar um comentário