Por Andréia Martines dos Santos
Defini-se como comunicação interna todo o esforço que uma organização faz para estabelecer canais que possibilitem um relacionamento com seus diversos públicos internos.As organizações utilizam-se dessa forma para comunicar-se com seu público e não somente informá-lo, é uma maneira de criar um relacionamento e mantê-lo como algo duradouro e estável.
A área de comunicação interna de uma empresa, por exemplo, está ligada diretamente à área de Recursos Humanos, por haver diversas questões pertinentes às duas áreas.
A comunicação interna não se restringe somente a publicação de periódicos ou jornais de circulação interna, pois está ligada a todos os processos de uma organização.
Segundo a professora Margarida Maria K.Kunsch, a comunicação interna deve viabilizar uma interação efetiva entre a organização e seus colaboradores, usando ferramentas de comunicação institucional e até mercadológica. Para a professora, a importância da comunicação interna está na contribuição para o exercício da cidadania e para valorização do homem.
Para que o profissional de comunicação interna obtenha êxito em seu trabalho, ele deve planejar muito bem suas estratégias comunicacionais e saber quais ferramentas e instrumentos utilizará durante um projeto.
A ABERJ (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) possui cursos de comunicação interna de curta duração ministrados por doutores na área de comunicação. Para maiores informações acesse o site www.aberje.com.br ou entre em contato através do telefone. (11) 3662-3990 ou cursos@aberje.com.br.
Referências:
http://www.comunicacaoempresarial.com.br/
http://www.aberje.com.br/
Relações Públicas e Modernidade : novos paradigmas na comunicação organizacional.
Autora: Margarida Maria K.Kunsch
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