Por Andréia Martines dos Santos
Em determinado momento da reportagem, o autor Wieland Wagner cita que Pequim está investindo bilhões de dólares em uma campanha de mídia global, em um esforço para reverter uma tendência.
Como maior potência da Ásia, a China deseja se tornar uma agente global na mídia-focada acima de tudo na manutenção de sua própria imagem.
Assim, a liderança do país decidiu que a China precisa se afirmar junto ao mundo exterior-e acredita que isso é melhor conseguido com a ajuda de um aparato de mídia controlado. E Pequim está travando a batalha pela opinião pública global em três frentes:
• A internet
• Novas edições em língua inglesa dos jornais do partido
• A aquisição e desenvolvimento global de redes de televisão
Ao longo de toda a matéria, podemos constatar a importância da comunicação na formação da opinião pública e como ela pode influenciar na construção da imagem de uma nação perante o mundo todo.
Para ler a reportagem completa, acesse o link:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/11/23/ult2682u1393.jhtm
A china travando batalha com opinião pública pela internet? Logo lá que há uma censura clara!
ResponderExcluirMATEUS
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPois é Mateus pra você ver como a opinião pública reflete claramente em novas mudanças.
ResponderExcluirNa China que a censura é clara como você citou eles já se atentaram da importante ferramenta que é internet como recurso de crescimento, imagine só aqui no Brasil que as coisas estão um pouquinho a frente.
Andréia.