segunda-feira, 23 de novembro de 2009

China lança ofensiva na mídia mundial para melhorar sua imagem



Por Andréia Martines dos Santos

O site UOL Notícias Internacionais, publicou nessa segunda-feira dia 23/11/2009 uma matéria falando sobre as estratégias que a China deseja usar para melhorar sua imagem perante o resto do mundo.


Em determinado momento da reportagem, o autor Wieland Wagner cita que Pequim está investindo bilhões de dólares em uma campanha de mídia global, em um esforço para reverter uma tendência.

Como maior potência da Ásia, a China deseja se tornar uma agente global na mídia-focada acima de tudo na manutenção de sua própria imagem.

Assim, a liderança do país decidiu que a China precisa se afirmar junto ao mundo exterior-e acredita que isso é melhor conseguido com a ajuda de um aparato de mídia controlado. E Pequim está travando a batalha pela opinião pública global em três frentes:

• A internet

• Novas edições em língua inglesa dos jornais do partido

• A aquisição e desenvolvimento global de redes de televisão

Ao longo de toda a matéria, podemos constatar a importância da comunicação na formação da opinião pública e como ela pode influenciar na construção da imagem de uma nação perante o mundo todo.

Para ler a reportagem completa, acesse o link:

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/11/23/ult2682u1393.jhtm

3 comentários:

  1. A china travando batalha com opinião pública pela internet? Logo lá que há uma censura clara!

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Mateus pra você ver como a opinião pública reflete claramente em novas mudanças.
    Na China que a censura é clara como você citou eles já se atentaram da importante ferramenta que é internet como recurso de crescimento, imagine só aqui no Brasil que as coisas estão um pouquinho a frente.

    Andréia.

    ResponderExcluir