segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Entrevista com Jayson Vieira



Por Andréia Martines dos Santos

Formado em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, curso concluído em 2007. É também Roteirista de TV, cinema e rádio, formado pela mesma Universidade em 2006.

Participou ativamente na coordenação de coberturas históricas como a prisão do ditador iraquiano Saddam Hussein e das Olimpíadas de Atenas em 2004. Em 2003, fez parte da equipe do Bandnews TV, canal de notícias do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Atualmente trabalha no Grupo Bandeirantes de Comunicação, na função de Editor da área de Cinema.

Perguntamos ao Jayson algumas questões ligadas à area de comunicação, o papel dos profissionais, seus desafios e quais perspectivas para os alunos de comunicação atualmente.
 
Publi.Q: Como você avalia o papel da comunicação nas organizações atualmente no Brasil?

Jayson:Creio que não somente no Brasil, mas em todo o mundo a comunicação passou a desempenhar um papel de extrema importância dentro das organizações.
O fator comunicação tornou-se imprescindível na vida de qualquer empresa que preza pela confiança e pela credibilidade de sua marca. A imagem de uma organização, de uma empresa , com o passar dos anos, com a modernidade , a tecnologia e a proximidade cada vez maior com o cliente , fez da comunicação uma parte do plano estratégico das mesmas e com isso o desenvolvimento efetivo de atividades de comunicação tornou-se importantíssimo. E não falo somente na antiga relação empresa-imprensa, mas destaco também a relação empresa-colaboradores, ou seja, a comunicação interna que legitima a confiança dos colaboradores na empresa e é um meio de divulgar as políticas, missões e os resultados da empresa.

Publi.Q: Qual a sua opinião em relação a funções na área de comunicação que são desempenhadas por profissionais com diferentes formações acadêmicas?


Jayson: Esta é uma questão um tanto polêmica e que se tornou ainda mais após a decisão da não obrigatoriedade do diploma para os jornalistas. Mas há casos e casos. Apoio totalmente que as funções na área de comunicação sejam desempenhadas por profissionais da área de comunicação, seja ela publicidade, jornalismo ou relações públicas, pois entende-se que este profissional se preparou durante anos somente para desenvolver este trabalho e que, com certeza , estará apto a desempenhar com competência a sua função seja ela em assessoria, comunicação interna, tv, jornal ou rádio. Mas por outro lado há também profissionais de outras áreas que são competentes o suficiente para exercer também as funções da área de comunicação, agregando o conhecimento adquirindo na sua área de formação, o que é de excelente valia para determinadas áreas, organizações. Mas não deve haver uma banalização, estes casos deveriam ser exceções e não regras. Em grandes empresas e grupos de comunicação há profissionais que tem por formação outras áreas não atreladas a comunicação, mas que desempenham excelentemente seu papel na área da comunicação , mas como disse são poucos e em sua maioria , profissionais com o dom nato da comunicação e que já trilhou uma bela estrada na sua área de formação.

Publi.Q: Qual a sua opnião sobre a influência da mídia nas organizações

Jayson: Acredito que a mídia tenha pouca ou uma influência restrita dentro das organizações. Se observamos a relação organização/mídia podemos notar o inverso, as organizações influenciando a mídia e por sua vez a mídia cada vez mais influenciando a vida da sociedade sob a tutela da sua credibilidade e confiabilidade alcançada nas últimas décadas. Nesse processo, a grosso modo, a mídia/ imprensa necessita de informação e a empresa a divulgação de seus conteúdos, logo acredito que a principal influência da mídia nas organizações esteja no feedback ao planejamento comunicação adotado pelas organizações que a partir daí poderá aprimorar ainda mais o seu planejamento estratégico.


Publi.Q: Cite e comente os prós e contras de trabalhar na área de comunicação.

Jayson: Assim como toda área a comunicação também tem seus prós e contras. Muitos profissionais quando questionados sobre isso apontam como "contras" o tempo dedicado x remuneração, ou seja, o velho argumento de que se trabalha muito e se ganha muito pouco. Atualmente a remuneração na área da comunicação não é a ideal e muito menos chama atenção dos jovens que hoje estão escolhendo suas profissões o que só reforça a tese de que quem entra para o ramo da comunicação entra por amor a profissão. Posso citar como um dos prós a questão do estar sempre a frente, sendo os primeiros a obter a notícia e ter o privilégio de transmitir o observado para toda uma sociedade. Isso ainda hoje me encanta. Outro ponto positivo é a flexibilidade para se desempenhar diversas funções em áreas diferentes, o que mesmo com a brutal competitividade torna-se um leque de opções favorável para o profissional.

Publi.Q: O que considera fundamental para o aluno desenvolver ao longo de sua vida acadêmica que agregará valores em sua carreira profissional?

Jayson: Acredito que um bom portfólio realizado durante a vida acadêmica seja o ideal e com certeza de grande valia para o profissional futuro. Se você está começando agora , se ainda está traçando o caminho, aproveite para realizar tudo o que puder na área. Participe dos jornais internos, rádio, tvs e o que considero importantíssimo, não saia da faculdade sem ter ao menos realizado um estágio na área , pois como todos sabem o mercado está cada dia mais competitivo e exigente. Outra coisa importante é ter uma visão empreendedora. Saber analisar e aproveitar as oportunidades, por exemplo, o Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo e a Olimpíada, quem tem uma pequena visão saberá aproveitar desde já essa oportunidade. São inúmeras as opções para conseguir um espaço no mercado nesses eventos seja ele na área jornalismo, assessoria, relações públicas, ou publicidade.

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