segunda-feira, 16 de novembro de 2009

4 qualidades essenciais para a próxima década

Por Andréia Martines dos Santos



Conheça as 4 principais competências essenciais que todo profissional deve possuir para a próxima década, segundo pesquisa da Korn/Ferry

A revista Você/SA realizou uma entrevista com o executivo Rodrigo Araujo, sócio diretor da empresa Korn/Ferry, onde são apontadas habilidades ou competências esperadas pelas organizações para o profissional da próxima década.

Segundo Rodrigo, as organizações acreditam em profissionais mais bem preparados para assumir postos de trabalho e após uma pesquisa que reunia as 70 melhores habilidades, puderam mensurar as 4 mais importantes.

São elas:

1º Capacidade de lidar com problemas difíceis

De acordo com a pesquisa, as empresas buscam profissionais que saibam trabalhar com situações imprevistas, que tenham maturidade para ouvir feedbacks negativos e usá-los como melhoria em suas funções.

2º Capacidade de Inovar

O executivo explica que é necessário pensar em criar algo novo, diferente. É preciso olhar com outras lentes, questionar mais e fugir de situações ou soluções obvias.

3º Capacidade de Aprendizado Pessoal

É a capacidade de receber feedbacks, por exemplo, e praticá-los, entender o dinamismo do mercado e estar receptivo para aprender com as situações e com outras pessoas.

4º Capacidade de Entender os outros

Trata-se de ter empatia, de se colocar no lugar dos outros e abrir-se a novos pontos de vista.

As 4 habilidades devem ser desenvolvidas dentro da organização e cabe aos funcionários e a empresa buscar alcançar esses objetivos.

Segundo Rodrigo, o profissional mais bem preparado para a próxima década é aquele que tem a capacidade de liderar 2 dimensões diferentes:

Primeiro não deixar que os desafios, os compromissos de curto prazo tomem conta da agenda. Segundo, ter prioridades diárias, saber liderar as pessoas, motivá-las e fazer com que as metas sejam alcançadas.

Para assistir essa entrevista na integra acesse o site da revista Você/SA http://vocesa.abril.com.br/videos/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário