sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Estratégias para cultivar relcionamentos.

Por Thamyres Watanabe



Como já citado em posts anteriores, os profissionais de Relações Públicas desempenham uma variedade de funções a serem exercida para as mais diversas organizações, tendo como foco à manutenção do equilíbrio entre estas e seus respectivos públicos. Grande parte do conhecimento dos profissionais de RP está relacionado com o modo de se comunicar com estes públicos para então cultivar bons relacionamentos, que geram credibilidade e relação a longo prazo com seus stakeholders.

Mas nem todas as estratégias para cultivar bons relacionamentos são igualmente eficazes. Afinal, nem todas as estratégias, tecnicas e programas de relações públicas irão produzir relacionamentos de qualidade.

No livro Relações Públicas: Teoria, contexto e relacionamentos os autores nos apresentam um estudo sobre estratégias simétricas e assimétricas que podem ser usadas em programas de comunicação para cultivar relacionamentos com os públicos. Alguns exemplos de estratégias, podem ser encontrados no livro. Tais como:

Acessibilidade, onde os membros de públicos garantem acesso aos profissionais de RP e estes oferecem aos representantes dos públicos acesso semelhante aos processos decisórios organizacionais.

Abertura é outro exemplo de estratégia, e nada mais é do que, ambos, tanto organização quanto públicos, estarem dispostos a ter uma atitude franca um com o outro, expondo seus pensamentos, preocupações, satisfações ou insatisfações e os problemas.

Garantia de legitimidade, rede de relacionamento, divisão de tarefas e estratégias de solução de conflitos integradas, entre outros, são exemplos que podem ser encontrados no livro.

Estratégias para cultivar relacionamentos nos fornecem ideias e objetivos para que possamos elaborar programas de comunicação. Além disso, podem servir como objetivos de processo, sendo possivel mensurar esses objetivos de forma a obter informações relevantes, no curto prazo, de que nossos programas de comunicação estão conduzindo a efeitos desejados de longo prazo.

 
Referência: Relações Públicas: Teoria, contexto e relacionamentos. pg 97-100
James Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fábio França
Editora: Difusão Editora
Publicação: 2009

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