quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Assessoria de Imprensa

Por Danielle Catarina

A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações. Embora o nome remete a idéia  de que é feito para a "Imprensa" seu direcionamento também é com empresas, pessoa física, entidade ou orgão público.
No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de Relações Públicas.
O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público.Uma empresa pode recorrer a assessoria de imprensa como forma de amenizar os impactos causados pela sua exposição na mídia. Algumas empresas embora tenham sua área de comunicaçaõ estruturada pode mesmo assim procurar como suporte serviço de uma empresa externa.
 
Algumas das funções da assessoria de imprensa
 
Objetivos Gerais
-Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
-Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter, em alguns casos, recuperar uma boa imagem junto à opinião pública.
-Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.

Press releases ou Comunicados de imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
Press Kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros ítens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar. 
A Mailing List (literalmente, "lista de correio") ou Mala Direta é uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.

Esse trabalho portanto é de grande importância para a organização e pode ser realizado de forma estruturada e eficaz por um Relações Públicas, que está preparado pra lidar com os públicos direcionados.

Fonte: Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Assessoria_de_imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário