domingo, 22 de novembro de 2009

A importância dos Cursos...

Por Thamyres Watanabe

Houve uma época em que o cargo desempenhado pelo graduado era igual ao que trazia escrito em seu diploma. No entanto, a realidade de hoje é diferente, e cada vez mais os profissionais estão sendo “misturados” dentro das organizações, estas por sua vez, buscam profissionais mais capacitados e que sejam multifuncionais. Desta forma, não é tão incomum ver, principalmente na área de comunicação, por exemplo, um profissional de jornalismo desempenhando uma função de Relações Públicas e vice e versa.

Não é novidade a ninguém que a competitividade do mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, destacando-se então, aquele que tem mais experiência profissional e/ou qualificação. Os cursos superiores, não são mais suficientes para o profissional permanecer inserido no mercado de trabalho, havendo a necessidade de se manter atualizado e de buscar novos conhecimentos, para satisfazer os requisitos do mercado.

Achei algo muito interessante, pertinente ao post de hoje, no site do SENAC que reforça a importância de cursos extracurriculares e diz o seguinte: “Cursos como oratória, comportamento, autoconhecimento, entre outros auxiliam no dia-a-dia no ambiente de trabalho e numa entrevista de emprego. São conhecimentos que não se adquirem na empresa, nem em cursos regulares, mas que são essenciais para profissionais que precisam aprender a comunicar idéias e transformá-las em produtos e serviços.”

Sendo assim, muitos profissionais recorrem a cursos de curta duração, que os ajudam a manter suas posições dentro das organizações e, às vezes, abrem caminho para melhores oportunidades.

Além dos cursos extracurriculares, há aqueles que preferem recorrer aos cursos de especialização ou MBAs (lato sensu), e ao mestrado profissional (stricto sensu). Nesse caso, especialistas afirmam que é necessário avaliar as prioridades de cada profissional e verificar qual qualificação exigida pelo mercado é mais urgente.


Segue abaixo alguns links onde você pode encontrar cursos bem interessantes de comunicação:


Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário