quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Planejamento Estratégico Situacional

Por Danielle Catarina

O Planejamento Estratégico e Situacional, sistematizado originalmente pelo Economista chileno Carlos Matus, diz respeito à gestão de governo, à arte de governar.

O processo de planejamento portanto diz respeito a um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que demanda um objetivo, que persegue uma mudança situacional futura. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona principalmente qual é o futuro de nossas decisões.

O Método do Planejamento Estratégico e Situacional é antes de tudo um potente enfoque metodológico, com alguns princípios e visões filosóficas sobre a produção social, a liberdade humana e o papel dos governos, governante e governados. A análise de problemas, a identificação de cenários, a visualização de outros atores sociais, a ênfase na análise estratégica são elementos fundamentais e diferenciadores em relação a outros métodos de planejamento.

E isso é papel que o Relações Públicas pode realizar perfeitamente pondo em prática sua visão de análise de campo e assim realizar com exelência uma das questões que a profissão espera e o encarrega: Planejar ações eficazes no âmbito das organizações.

Fonte:

Revista Espaço Acadêmico N. 32 Janeiro/2004 Mensal
http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm


Um comentário:

  1. Analisando o processo de contribuição de dos enfoques relacionados à gestão pública, ou mais especificamente ao Processo de elaboração de políticas que constituem o fundamento da disciplina de Planejamento Estratégico Governamental-PEG, encontramos a Análise de Políticas e o Planejamento Estratégico Situacional. Onde a Análise de Política se caracteriza pela orientação, aplicadas, socialmente relevante, multidisciplinar, integradora e direcionada á solução de problemas. Além de sua natureza ser ao mesmo tempo descritiva e normativa. Baseando em pressupostos muito semelhantes aos da Análise Política, o método de Planejamento Estratégico Situacional é uma alternativa ao planejamento tradicional. O Método se coloca, como uma “contraproposta epistemológica” ao planejamento de tipo economista ( que, por operar sobre variáveis quantitativas freqüentemente de natureza econômica, dá enganosa impressão de exatidão e racionalidade).

    ResponderExcluir