domingo, 8 de novembro de 2009

Meios de Comunicação nas Organizações


Por Thamyres Watanabe

Não é novidade para ninguém que as organizações precisam se valer de alguns meios de comunicação para processar informações para os seus públicos internos e externos, nesta postagens estaremos apresentando alguns meios de comunicação utilizados pelas organizações.

Os meios orais são um meio de comunicação que pode ser tanto direto quanto indireto. Os diretos são as conversas, entrevistas, reuniões, palestras, basicamente os encontros face a face. Os indiretos seriam aqueles intermediados por aparelhos, tais como, telefone, rádios, alto-falantes etc.

Os meios escritos, em síntese são todo material informativo impresso, tais como cartas, circulares, quadro de avisos, panfletos, boletins, etc.

Já os meios pictográficos são representados por mapas, diagramas, pinturas, fotografias e desenhos. Eles podem ser também escrito-pictográficos, que além da ilustração também encontramos a escrita, como gráficos e diplomas, por exemplo.

E por ultimo os audiovisuais, que são aqueles vídeos institucionais, telejornais, televisão corporativa, clipes eletrônicos, entre outros.

Com o avanço das tecnologias e as mudanças constantes que o mundo globalizado em que vivemos nos proporciona, as organizações estão se valendo de novas tecnologias e novos meios de comunicação, a intranet é um exemplo deles.

Por isso, fiquem atentos as novidades!

 
Referência:
Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capitulo 2, p 86-88;

Margarida M Krohling Kunsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário