Por Silvany Queiroz de Carvalho
Na década de 1990, as empresas brasileiras passaram por um forte movimento de reestruturação produtiva, que modificou seus controles acionários, seus modelos administrativos e seus relacionamentos com trabalhadores, comunidades, fornecedores, consumidores, entre outros públicos, além de transformar suas culturas e identidades, expressas em seus ideários, constituídos de suas missões, suas visões e seus valores.
Em meio a esse ambiente de mudanças, várias das grandes empresas nacionais e estrangeiras atuantes em nosso meio implementaram ações que envolveram processos e técnicas ligadas à hitória empresarial, com inúmeros objetivos, entre os quais a celebração de aniversários e de efeitos organizacionais.
Podemos citar como exemplo de possibilidades de relacionamento de públicos o que um projeto de história empresarial pode fortalecer, é o Espaço Memória, do Pão de Açúcar, maior grupo de varejo de país . Esta guarda em sua sede na cidade de São Paulo um importante acervo ligado ao setor. Cristiane ledesma, discorrendo sobre a memória empresarial como ferramenta de comunicação, a exemplo do que fizera Celeste Toledo com a Corn Products, estudou a caso do Pão de Açucar. A autora chama a atenção sobre a interação que esse grupo promove com o mercado ao "resgatar, manter e dar acesso a trajetórias que se cruzam através dos anos". Ressalta ela que "esse lado institucional é normalmente administrado pela comunicação, que busca, nos acontecimentos da história empresarial, dados que contribuem para reforçar a imagem da empresa como participante da comunidade".
O Grupo Pão de Açúcar se destaca constituindo uma amostra significativa do que se faz nessa aréa, eles são indicadores das imbricações possíveis entre história empresarial, relações públicas e comunicação organizacional.
Fonte livro Relações Públicas - na construção da responsabilidade história e no resgate da memória institucional das organizações. Autor Paulo Nassar, Editora Difusão - SP 2004, pág. 143.
Resgatar a memória é resgatar a história da organização, são os valores e a missão podendo ser repaginadas para o futuro. Bem legal o post.
ResponderExcluirMATEUS
Obrigada Mateus!!!
ResponderExcluir