sábado, 3 de outubro de 2009

Barreiras na Comunicação Organizacional

Por Thamyres Watanabe



As barreiras são interferências na comunicação que dificultam e prejudicam a eficácia comunicativa.
No âmbito organizacional, além de encontrarmos as barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo, que podem ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica, são encontradas ainda outras especificas, aplicadas mais à comunicação organizacional.

Essas barreiras podem ser classificadas de muitas maneiras, sendo aqui expostas quatro classes de barreiras:

Barreiras pessoais: se trata da personalidade de cada um, seus valores e a forma como cada pessoa se comporta na organização. Tudo isso pode facilitar ou dificultar a comunicação.

Barreiras administrativas/burocráticas: provem da forma como a organização atua e processam suas informações.

O excesso e sobrecarga de informações: o exagero de informações seja através de papeis administrativos e institucionais ou reuniões desnecessárias, impresso ou eletrônico, acabam por saturar o receptor. Essa falta de seleção das informações acaba confundindo o público e prejudicando a comunicação.

Comunicações incompletas e parciais: são encontradas nas informações de pouca confiabilidade sendo assim sujeitas a duvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas, naquelas que foram distorcidas ou fragmentadas.


Referêcia:
Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
Capítulo 2, p.74-77;
Autora: Margarida M. Krohling Kunsch.

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