domingo, 11 de outubro de 2009

Comunicação Dirigida

Por Thamyres Watanabe

É a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que desejamos atingir.

Segundo Antonio Vasconcelos e Celso Oliveira, “a comunicação dirigida é uma forma de comunicação humana destinada a propiciar maior interação entre pessoas e grupos, pois quanto mais direta for, melhor será o resultado de qualquer comunicação. Na comunicação dirigida, comunicador e receptor se identificam. O código empregado é o mais adequado para ambos, o conteúdo é destinado a perdurar no tempo e as mensagens são programadas para atingir toda a audiência.”

Na comunicação dirigida, o emissor, dirigindo-se a um receptor (público) restrito e determinado, usa uma linguagem adequada para aquele público. Transmitida de forma apropriada, a mensagem tem também um feedback apropriado, tornando-se eficiente.

A comunicação dirigida, ainda pode ser dividida em quatro categorias: escrita, oral, auxiliar e aproximativa.

Em um mundo que vive em constante mudança, com o avanço da tecnologia, da informática e da telecomunicação, a comunicação de massa, antes tão forte, agora cede lugar aos veículos de comunicação dirigida, que passam a ocupar espaço próprio.

Segundo Waldir Ferreira, “Não há massificação da Comunicação Dirigida, mas, os jornais, as revistas, o rádio e a televisão – principais meios de comunicação de massa da "segunda onda" estão cada vez mais, se especializando e se utilizando da "Comunicação Dirigida", para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.”

Ele ainda completa que, a comunicação dirigida não é uma área nova, mas sim, um campo de comunicação que só agora está sendo reconhecida. E é um meio que o profissional de Relações Públicas sempre empregou para a formação e orientação do público-alvo-objeto de sua atividade.

Para mais informações:
http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/comunicacaodirigida/0030.htm

Referências:
Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada.São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capitulo 4, p.186-189;

Autora: Margarida M. Krohling Kunsch.

http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/comunicacaodirigida/0030.htm

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