terça-feira, 13 de outubro de 2009

Benchmarking


Por Juliana Pugliessa

Uma das ferramentas utilizadas na comunicação organizacional é o Benchmarking. Esta prática serve para identificar pontos fortes e fracos no ambiente organizacional e assim melhorar processos, técnicas empregadas nas organizações.

O benchmarking é uma ferramenta que possibilita a organização oferecer aos seus clientes o melhor. Através deste instrumento, podem-se identificar em outras instituições, concorrentes ou não, as melhores práticas nos processos organizacionais, e desta forma melhorar as técnicas que são oferecidas na própria empresa. O benchmarking visa melhorias significativas e mudanças no resultado da organização.

Segundo Luís C. G. de Araújo, benchmarking é “uma das ferramentas de maior utilidade para a gestão organizacional. Centrado na premissa de que é imperativo explorar, compreender, analisar e utilizar as soluções de uma empresa, concorrente ou não, diante de determinado problema, o benchmarking é uma excelente ferramenta de gestão organizacional e oferece aos que acreditarem corretamente em seu potencial alternativas que aperfeiçoam processos organizacionais, produtos e serviços”. (2001, p. 184 de acordo com livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada de Margarida M. K. Kunsh).

Com a realização do Benchmarking a empresa só tem a ganhar e seus clientes também.

Fonte: Site: http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=11&canallocal=41&canalsub2=132&id=117 (acesso em 13 de outubro de 2009).
Livro: KUNSH, Margarida M. K, Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada – edição revista – São Paulo: Summus, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário