segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cultura Organizacional


Por Andréia Martines dos Santos



É o conjunto de práticas, normas, padrões e regras estabelecidas em uma organização. É uma das maneiras de criar uma identidade e fixá-la entre os colaboradores.
As empresas em especial criam sistemas, módulos e maneiras de conduzirem seus trabalhos e isso faz com que todos assumam uma determinada postura frente à organização.
A cultura organizacional representa os anseios e expectativas, principalmente de quem a dirige. Torna-se claro pela maneira que conduz os negócios, atende seus clientes e lida com todos os seus públicos.
Ela refere-se a hábitos e crenças que se tornam únicos em uma organização por ser praticados por todos que a integram. Cada organização mantém uma cultura e muitas vezes a expressa externamente.
Existem empresas que seguem verdadeiros rituais antes de suas reuniões, outras expressam sua cultura na maneira de se portar com a imprensa por exemplo.
A cultura com o passar do tempo fica tão impregnada que serve como modelo de gestão para outras pessoas, e por mais que o tempo passe as futuras gerações preservam muito da cultura organizacional inicial. Ela se mantém viva por gerações.
Algumas empresas chegam ao extremo, quando em se tratar de uma determinada decisão deixam de tomá-la para que não reflita negativamente na padronização e construção de sua cultura organizacional.
Em geral, cultura organizacional é um conjunto de ideologias que são mantidas e praticadas em uma organização.

Referência:http://www.coladaweb.com/administracao/cultura-organizacional#

http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/culturaorganizacional/0113.htm

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