sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comunicação Institucional

Por Silvany Queiroz de Carvalho

Na comunicação organizacional integrada, a Comunicação Institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.


O professor Abílio da Fonseca, especialista em Relações Públicas de Portugal, define de forma objetiva e simples que a “Comunicação Institucional é um conjunto que é de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre as filosofias, as políticas, as práticas e os objetivos das organizações, de modo a tornar compreensíveis essas propostas” (1999, p.140).

A comunicação Institucional é formada pelas subáreas, ou pelos instrumentos que convergem para formatar uma comunicação da organização em si, como sujeito institucional, perante seus públicos, a opinião pública e a sociedade geral.
Esses instrumentos são:

• Relações Públicas, as quais cabem delinear e gerenciar essa comunicação;
• Jornalismo empresarial
• Assessoria de imprensa
• Publicidade /propaganda institucional
• Imagem e identidade corporativa
• Marketing cultural
• Editoração multimídia

Fonte livro Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada, autora Margarida M. Krohling Kunsch, editora Summus, 2002.

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