domingo, 25 de outubro de 2009

Redes formal e informal.

Por Thamyres Watanabe


O sistema de comunicação nas organizações acontece por meio de duas redes que convivem simultaneamente e que são de suma importância para as organizações, são as redes formais e as informais.

A comunicação informal ocorre das relações sociais entre as pessoas. Por isso é tão importante a formação de lideranças e comissões de trabalhadores que desempenham papel relevante dentro da organização. A necessidade de se obter informações confiáveis e seguras é uma das razões da comunicação informal. Quando há falha nos canais formais que não proporcionam informações suficientes e claras, as pessoas se sentem forçadas a buscar por fontes alternativas, como a comunicação informal.

A internet possibilitou o surgimento de novos meios de comunicação informal, muitas vezes paralela a formal e de grandes proporções. Por isso as empresas têm de tomar cuidado com as comunicações informais para que boatos e rumores negativos não ocorram. A comunicação deve ser direcionada para o lado construtivo, ajudando a organização e facilitando o convívio e a gestão das pessoas.

A comunicação formal, por outro lado, procede da estrutura organizacional, “de onde emana um conjunto de informações pelos mais diferentes veículos impressos, visuais, auditivos, eletrônicos, telemáticos etc., expressando informes, ordens, comunicados, medidas, portarias, recomendações, pronunciamentos, discursos etc.”


Referência:
Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capitulo 2, p 82-84;

Autora: Margarida M Krohling Kunsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário