domingo, 18 de outubro de 2009

Comunicação Massiva

Por Thamyres Watanabe



A sociedade de massa datada do século XIX, após a Revolução Industrial, surgiu para ambientar a população sobre a nova conjuntura cultural da época. Com o objetivo de transmitir as mensagens ao maior número de pessoas em tempo menor, através de jornais impressos e posteriormente as revistas, o rádio, a televisão e a internet, a comunicação de massa foi ganhando força e importância.
Embora atualmente os meios de comunicação de massa, estejam cada vez mais se especializando e se utilizando da comunicação dirigida, que dispõem de mecanismos mais aptos, diretos e econômicos para atingirem determinados públicos, a comunicação de massa também é necessária e importante às organizações, para que atinjam um grande numero de pessoas.
Neste caso cabe ao profissional de relações públicas, mediar as informações entre as organizações e os meios de comunicação para assim atingir os públicos, a opinião pública e a sociedade.
Para isso devem-se desenvolver atividades especiais com os jornalistas, ou seja, estabelecer relações com a imprensa, um público líder de opinião e considerado da maior importância para a extensão das informações que se pretende levar a sociedade.

Referências:

Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capitulo 4, p 189;
Autora: Margarida M Krohling Kunsch.
http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/comunicacaodirigida/0030.htm
http://www.webartigos.com/articles/729/1/comunicacao-de-massa-e-comunicacao-dirigida/pagina1.html

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