quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Filantropia e Responsabilidade Social



Por Danielle Catarina da Silva


Essa semana discutimos em aula a diferença entre responsabilidade social e filantropia, que são importantíssimas na comunicação organizacional.
A filantropia é uma ação social praticada isoladamente, ao passo que os compromissos de responsabilidade social compreendem ações pró-ativas, integradas tanto no planejamento estratégico quanto na cultura da organização, envolvendo todos os colaboradores.
A responsabilidade social contribui para que a empresa crie relações sólidas com seus clientes e fornecedores, além de ajudá-la a cumprir a lei e diminuir o número de conflitos internos e externos. A prática da responsabilidade social, cujo pano de fundo é a ética corporativa e o conceito de desenvolvimento sustentável afeta positivamente a imagem da empresa.
Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define este conceito como: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”.(GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).
Tanto as ações filantrópicas quanto a responsabilidade social é fundamental no contexto de qualquer organização, porque essa visa seu fortalecimento e desenvolvimento dentro da sociedade que ela está inserida, portanto, é indispensável o compromisso com ações transformadoras, tanto com o meio ambiente quanto o bem coletivo. 

Fonte:  
Revista FAE BUSINESS. Num.9. setembro 2004- pág.33

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