terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fluxos Comunicativos

Por Juliana Pugliessa



Responsáveis por conduzir a comunicação dentro das organizações, nas mais variadas direções, os fluxos comunicativos são de suma importância para as organizações.
Os mais comumente estudados são: os descendentes ou verticais, os ascendentes, os horizontais ou laterais, os transversais e o circular.

Fluxo descendente ou vertical – É a comunicação de cima para baixo, ou seja, dos diretores para os demais funcionários. Levando a filosofia, as normas e as diretrizes da organização. Sendo caracterizada como comunicação administrativa.

Fluxo ascendente – Aqui o processo ocorre de forma contrária ao fluxo descendente ou vertical. São os funcionários passando informações para os diretores. Valendo-se de instrumentos diversos, como: caixas de sugestões, reuniões, sistemas de consultas, pesquisas de clima organizacional e satisfação no trabalho.

Fluxo horizontal ou lateral - É a comunicação que ocorre no mesmo nível. São pessoas que ocupam posições hierárquicas semelhantes. Essa relação, que pode ocorrer entre departamentos, seções, serviços, unidades de negócios etc., se bem realizada pode criar melhores condições de trabalho, bem como otimizar o desempenho da organização.

Fluxo transversal - Aqui a comunicação acontece em todas as direções. Esse tipo de fluxo é mais adequado em organizações mais flexíveis, que procuram criar condições para que as pessoas passem a interagir e intervir em diferentes áreas.

Fluxo circular – Esse tipo de fluxo é mais adequado nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho. Segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez, o fluxo circular “abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”


Fonte:
Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capitulo 2, p 84-86;

Autora: Margarida M Krohling Kunsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário