quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O que é um stakeholders

Por Danielle Catarina

Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto.
O termo stakeholders designa todos os segmentos que influenciam ou são influenciadas pelas ações de uma organização, fugindo do entendimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor. Podemos entender, de uma maneira simplista, que stakeholder é uma evolução, com detalhes mais sofisticados, do já conhecido e estudado ambiente empresarial.

A palavra vem de:

Stake: interesse, participação, risco

Holder: aquele que possui

Os primeiros stakeholders que imaginamos em um projeto são o Gerente de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente. Entretanto, na prática podem existir muitos outros:

A comunidade

Outras áreas da empresa

Concorrentes

Fornecedores

Investidores e acionistas

Governo

As famílias da equipe de projeto

Além disso, cada projeto pode ter alguns stakeholders que sejam específicos para sua realidade, e que não se apliquem a outros projetos.
A importância de identificar os stakeholders é que além de serem afetados pelo projeto, eles podem ter uma influência direta ou indireta no seu resultado. Uma falha nesta identificação significará que o gerente de projeto não estará pensando nas necessidades de todos os envolvidos, e isto é um fator de risco para o projeto.

Fonte:

http://ogerente.com/stakeholder/2007/02/23/o-que-e-um-stakeholder/
Publicado em 23/02/2007 por Luiz de Paiva em Stakeholders

http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1828

Nenhum comentário:

Postar um comentário