quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comunicação contemporânea


Por Juliana Neaime Batista

As influências econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo, são levadas as organizações.
O conhecimento humano de cada um é sempre passado nas organizações, de pessoa para pessoa, e assim para a empresa.
Com o mundo globalizado, as informações também são muito mais fáceis de serem adquiridas, ampliando o espaço de conhecimento entre todos, fazendo com que as empesas tenham cada vez mais responsabilidades sociais, como prestar contas das ações organizacionais, serem transparentes, etc.
No Brasil existe o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que tem o objeitovo de ajudar o compromisso das organizações com seus públicos para conseguir que a empresa também seja responsável pelo desenvolvimento da sociedade.
O perfil de um trabalhador hoje em dia se baseia em orientações sobre conhecimento e informação, sendo recursos estratégicos onde as competências individuais tenham valor e sejam cada vez mais utilizadas.
Porém, o trabalhador não tem que pensar só no instrumento, e sim no processo comunicacional que tem que ocorrer.

Estratégia
A comunicação organizacional junto com um contexto social, servem de estratégia para a organização.
Eles que possuem um objeto de estudo planejado a partir dos fluxos das organizações com seus atores que atingem ou são atingidos por sua atuação. Os fluxos relacionais são a interação entre a organização e seus públicos, afim de promover negociações sociais.
Portanto, a atualidade exerce uma enorme inflênca sobre as organizações, prevendo e obedecendo as vontades sociais, sabendo satisfazeras vontades de uma sociedade.
Vale lembrar que só o que é planejado, é estratégico.

Fonte:
O que é comunicação estratégica nas organizações?.São Paulo: Paulus, 2ª ed., 2008. Capítulo 1, p. 09-22; Autor: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula.

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